Select Menu

Ads

Random Posts

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Total de visualizações

Recent Posts

Subscribe Here

Social Share

Recent comments

Teste Teste Teste Teste

Motion

We are Magcro

Seguidores

Redes Social

Portfolio

Design

Technology

Circle Gallery

Shooting

Racing

News

Bottom

» » Santos e Beatos: São Clemente Maria Hofbauer



TESTEMUNHO MISSIONÁRIO QUE NOS MOTIVA!

Se hoje os Missionários Redentoristas estão presentes em mais de setenta e cinco países do mundo, inclusive no Brasil, esta proeza se deve a um redentorista contemporâneo de Santo Afonso que, apesar de todas as adversidades que a vida lhe impôs, soube como ninguém superá-las e levar adiante a empreitada missionária, começada por Afonso. Este homem foi Clemente Maria Hofbauer, nascido em Tasswitz, região que hoje faz parte da República Tcheca, no ano de 1751. Era o nono filho de um total de doze irmãos e, desde cedo, tinha o desejo de ser padre. Mas pelo fato de sua família ser muito pobre e não ter condições de pagar os estudos, não pode ir para o Seminário.

Na juventude, Clemente exerceu o ofício de padeiro e trabalhou no Mosteiro dos Premonstratense, em Bruck. Em 1771 viajou para Roma, onde decidiu fazer-se eremita no Santuário de Nossa Senhora Quintiliolo. Após algum tempo, retorna para o Mosteiro em Bruck onde trabalha e estuda e, em 1776, termina os estudos filosóficos. Entretanto, não pode seguir adiante, posto que o governo proibiu as ordens religiosas de aceitarem novos membros neste período.

Clemente segue para Viena, onde se emprega em diversas padarias. Lá conhece algumas senhoras que, sabendo sua história, tornam-se suas bem-feitoras e o ajudam a prosseguir nos estudos de teologia na Universidade de Viena. Durante os estudos, conhece Tadeu Huebl que se torna seu grande amigo e companheiro. Clemente e Tadeu vão em  peregrinação a Roma e conhecem na igreja de São Julião, dos Missionários Redentoristas, no ano de 1784. Pedem para ser admitidos na Congregação e fazem seu noviciado em 1785.

Logo após serem ordenados sacerdotes recebem uma dura e árdua tarefa do superior dos Redentoristas: devem retornar a sua terra natal e ali fundarem uma casa Redentorista.  Eles retornam para sua terra, mas percebendo a impossibilidade de ficar na Áustria, decidem ir para a Polônia, mais precisamente para Varsóvia. Uma vez naquela cidade, se estabelecem em na igreja de São Beno. A Polônia no tempo de Clemente é um país pobre e miserável, sendo disputada por dois países: Áustria e Rússia; sua população é, majoritariamente, miserável e pobre, vivendo em condições piores que os animais, as pessoas quase não têm religião e, os que a possuem, são perseguidos pelos maçons, os quais são muito fortes no país. É neste cenário de miséria, fome e desesperança que nasce a primeira casa Redentorista fora da Itália. Clemente permanece em Varsóvia por quase vinte anos; aos poucos vai conquistando a confiança daquele povo, que começa a retornar às Igrejas, atraídos pela maneira distinta com que vive este exímio missionário. Funda escolas, orfanatos e abrigos, ministra os Sacramentos, faz belíssimas pregações que atraem cada vez mais pessoas. Mas as perseguições e as adversidades não tardam a chegar: o trabalho desenvolvido pelos Redentoristas em Varsóvia começa a incomodar diversos grupos, que iniciam uma perseguição implacável contra Clemente e seus companheiros.

Com o passar dos anos, ao mesmo tempo em que o trabalho florescia, aumentavam as perseguições, chegando ao seu ápice com a agressão que levou à morte do Pe. Tadeu Huebl, grande amigo e companheiro de nosso Patrono. Em 1808, ocorre o golpe fatal contra os Redentoristas de Varsóvia, por ordem do governo. A igreja de São Beno é fechada e os mais de quarenta redentoristas que ali residem, são presos e depois deportados da Polônia. Era o fim de um sonho! Todavia, Clemente não desiste. Volta para Viena e torna-se confessor de um convento de freiras. Continua suas pregações, torna-se também grande amigo da juventude, principalmente dos estudantes que sempre acorriam à sua casa. Além disso, novamente ele começa a dar passos e angariar apoio para fundar uma casa Redentorista na Áustria. É uma pena que ele não vivido para ver seu sonho realizado, pois no dia quinze de março de 1820, deixou esta terra e partiu para a casa do Pai, e a tão sonhada autorização chegou logo após a sua morte.

São Clemente Maria Hofbauer foi beatificado pelo Papa Leão XIII em 1888 e canonizado em vinte de maio de 1909. Este grande Missionário é considerado o segundo fundador da Congregação Redentorista, pois ele a levou para além das terras italianas. Seu exemplo mostra-nos o quanto devemos ser perseverantes em nossa vida e o quanto podemos render graças a Deus, mesmo diante das adversidades que nos são colocadas.

Fonte: http://postulantadoredentorista.blogspot.com.br

About Natanael Melo

WePress Theme is officially developed by Templatezy Team. We published High quality Blogger Templates with Awesome Design for blogspot lovers.The very first Blogger Templates Company where you will find Responsive Design Templates.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Leave a Reply